terça-feira, 16 de setembro de 2008

PRIMEIROS CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO.

A maioria das novas mamães se preocupam com os primeiros cuidados com o bebê, pois ainda não têm experiência com este mundo dos recém-nascidos. Não se preocupe, aqui está os cuidados necessários com os recém-nascidos. Caso fique dúvidas, registre nos comentários, ok?



1- Quais cuidados devo ter com as roupas do bebê?

As roupas do bebê deve ser todas lavadas com sabão de coco ( de preferencia em pedra) e muito bem enxaguadas e de maneira nenhuma deve ser colocado amaciantes. Todas as roupinhas devem ser passadas no avesso e verso. Evite roupas de lã pois muitas crianças têm alergia. Todos esses cuidados são necessários pois a pele do recém nascido é extremamente delicada.



2-Como devo cuidar do umbigo do bebê?

Durante o banho, lave normalmente com o sabonete do bebê e depois seque bem. Após o banho higienize com chumaço de algodão e haste de algodão usando o alcool 70%. O coto umbilical deve ser higienizado com alcool 70% pelo menos 3 vezes ao dia, sempre após o banho e nas trocas de fraldas. Limpe bem a base do coto umbilical junto a barriga do bebê.

O coto umbilical não dói e por isso a mãe deve ficar tranquila. O bebê as vezes chora ao sentir a temperatura do alcool e não de dor.

O coto umbilical leva de 7 a 15 dias para se despreender da barriga .

Não use faixas e nada em cima, que impeça o arejamento natural, do umbigo do bebê. Estão proibidos methilolate e mercurio na higienie do umbigo pois podem intoxicar a região.



3-Posso expor o bebê ao sol?

O bebê têm necessidade de receber cerca de 15 minutos de sol por dia, das 8 hs ou depois das 16 hs protegido do vento.

4-Como deve ser feita a higiene do bebê?

Dê um banho completo no recém nascido por dia e no máximo 2 banhos necessário.
Use sabonete neutro ou de glicerina.Verifique a temperatura com o antebraço para evitar queimaduras na pele sensível do bebê.
Nas trocas de fralda evite o uso de lenço umedecido e loções de limpeza no primeiro mês de vida. Use algodão e água morna.

5-Quais os cuidados com os olhos do bebê?
Caso os olhos estejam com remelas, limpe-as com um algodão umedecido em água fervida ou soro fisiológico, do canto do olho para fora.

6-Quais os cuidados com as unhas do bebê?
A grande maioria dos bebês já nascem com as unhas compridas e necessitam que sejam cortadas 2 vezes por semanas pois crescem muito rápido. O corte com a tesourinha de pontas arredondadas é a melhor opção.Segure o dedinho do bebê, empurre a polpa do dedo para baixo e corte a unha reta, sem deixar bicos.

7-Como cuidar da boa respiração do bebê?
Deve utilizar soro fisiológico, em temperatura ambiente, se possível, sem conservantes. Deve pingar uma gota (com o auxilio de um conta-gotas) em cada narina. É recomendável ter o produto, sempre, em casa, pois descongestionantes comuns são perigosos para o bebê.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, me chamo Clélia e serei mãe pela 1ª vez aos 37 anos. Já li que devo lavar toda as roupinhas do bebê antes de usá-las pela primeira vez, mais ficou uma dúvida? e os lençõis, as fronhas, aqueles joguinhos de berço que vem acochoados? devo lavá-los também e de que forma? pode ir à máquina de lavar? espero resposta. At Clélia

Anônimo disse...

Oi Clélia, primeiramente parabéns pela gravidez!
É muito importante sim, lavar o joguinho de berço, fronhas e tudo mais, do mesmo jeito que se lava as roupinhas do bebe, pode ser lavado na maquina sim, mas nao se deve usar amaciante, somente sabao de coco.
Bjus